8 Motivos para agradecer: O Guia infalível para ter uma vida mais leve.

By Jéssica Bertolino - agosto 14, 2019



Fui escrever uma legenda no Instagram e senti que seria bacana complementar o que está escrito na imagem com dicas práticas. Como tem muito o que escrever não irei repetir o que já escrevi na legenda da foto, mas resumindo falei o grande impacto da gratidão nas nossas vidas, segundo a neurociência. Caso queiram ver a legenda e entender melhor é nessa foto.

Na minha concepção tudo que sentimos é o corpo nos dizendo o que acumulamos nele durante alguns anos, ou seja, se você só guardou rancor obviamente que seu corpo vai transmitir isso de alguma forma ruim, podendo ser uma doença ou algum sentimento.

Uma das formas de termos uma vida mais leve é aprendermos a agradecer tudo que temos, com todas as suas imperfeições, tristezas, felicidades etc. Não é uma tarefa fácil, até porque nós seres humanos temos uma leve tendência a sempre ver o lado ruim das coisas, mas com um pouco de coragem, fé e determinação iremos conseguir.

8 motivos para agradecer


Gratidão pela vida
Agradeça pelo simples de você estar vivendo nesse mundo! As vezes vemos tantas coisas ruins na televisão ou fatos que acontecem conosco que achamos que a vida já não faz tanto sentido. Mas quando paramos pra pensar, a vida é tão bonita, o funcionamento do nosso corpo é algo tão surreal, tem vários órgãos funcionando direitinho aí dentro de você e sem perceber um lindo milagre está acontecendo, só pelo fato de estar fazendo tudo isso sem nenhum esforço.

Gratidão por ter um lar
Não importa se você mora em uma barraca, em uma mansão, casa ou apartamento o simples fato de você ter um local para chamar de lar já um grande motivo pra agradecer.

Gratidão pela sua família
Não estou só falando de família de sangue, pode ser seus amigos, família de consideração ou qualquer coisa que você considera sua família. Agradeça! Pois são eles que te amam do jeitinho que você é.

Gratidão pela natureza
Plantas, arco-íris, som dos pássaros... Agradeça por essas simples coisas que a natureza nos oferece e que nos transmite uma certa paz.

Gratidão pelos desafios
Sem desafios não seríamos as pessoas que somos.

Gratidão por seus pais
Por mais que você não conviva bem com eles, agradeça por eles terem te dado a oportunidade de estar nesse mundo.

Gratidão pelo o que você tem
Muitas das vezes reclamamos por não tem algo, mas quando paramos para pensar percebemos que estamos sendo tão injustos. Será que realmente necessitamos o que desejamos? Agradeça por cada refeição, pelo seu celular, por cada gole de água, por cada sapato. Simplesmente agradeça por tudo!

Gratidão por você
Por mais que você tenha imperfeições, você é do jeitinho que deveria ser e isso te torna único! Se ame e agradeça por você ser você!

Quando falamos em agradecer nossos pais alguns podem pensar "Mas não posso ser grato pelos meus pais, pois eles não gostam de mim ou me abandonaram", mas seja grato por isso também! Estive conversando com um conhecido e ele foi abandonado pelo "pai" e por conta disso sempre viveu com raiva e rancor pelo seu procriador. Mas depois de muitos anos de ter sido abandonado, eis que no sábado, um dia antes do dia dos pais, surgiu uma luz, ele percebeu o quanto o abandono do seu pai foi bom pra si, pois se não fosse pelo abandono ele não seria ele. Então ele me disse "É tão estranho pensar que eu não poderia ser eu, caso meu pai tivesse me criado. Então eu agradeço e liberto todo sentimento de raiva que sentia por ele. Estou bem mais leve, pois eu sou eu graças a isso". Não estou falando que é bom o pai abandonar os filhos, mas caso aconteça isso ou qualquer outra coisa ruim, que consigamos ver o lado bom.

Desafio para exercitar a gratidão
Potinho da felicidade
O potinho da felicidade é onde você guarda seus momentos felizes e no final do ano lê um por um. É só você escrever algo bom que aconteceu no seu dia durante 1 ano, ou seja, no final do ano serão no mínimo uns 365 papeizinhos com momentos bons. Aqui no blog tem um diy de como fazer um potinho da felicidade.

Com certeza existe milhares de desafios para exercer a gratidão, então é só pesquisar e fazer algum podendo adaptar ou não, mas o que realmente importa é você ser grato!

A minha gratidão do dia é ter feito esse post sem procrastinar. E você? Qual sua gratidão do dia?

  • Share:

You Might Also Like

23 comentários

  1. finalmente um blog que fala sobre gratidao... sua foto de perfil ja é cheio de energia boa... vc eh linda ... Gratidao por compratilhar esse post!!!


    https://www.renatamassa.com
    https://www.instagram.com/enriquecendoaos30

    ResponderExcluir
  2. Eu acho potinho da felicidade uma coisa MARAVILHOSA pra se fazer! Eu fiz num ano de transição meeega importante ora mim, e mesmo com os vários problemas - que sempre existem - quando abri vi o quão lindos tinham sido vários daqueles momentos. Faz bem pro coração, pra alma, pra tudo! A gente aprende a ser grata justamente pelas coisas que são mais importantes, e nem sempre percebemos (como você enumerou)...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, é a coisa mais gratificante é saber que no meio de tantas coisas ruins, existiram vários momentos bons, pois geralmente focamos somente em coisas ruins mesmo.

      Excluir
  3. meu coração ficou tão quentinho por essa postagem, eu amei. acho que vou fazer o potinho, estou querendo já faz um tempo. amei, <3

    https://queridaka.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Que post mais inspirador. Todos os dias temos muitas coisas para agradecer. As vezes o dia é tão corrido que esquecemos. Mas temos nossas famílias, trabalho, amigos, saúde, e tantas outras coisas. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou bem. <3
      Sim, as vezes só focamos em coisas que não são tão boas assim, ou nem prestamos atenção em coisas tão simples, mas que nos fazem um bem danado.

      Excluir
  5. Amei demais cada palavra escrita! Todos os dias agradeço a Deus em oração por tudo o que tenho, principalmente pela minha família. Seu post me encorajou a continuar e a ser cada vez mais grata por tudo!

    www.quinzeprasnove.com

    ResponderExcluir
  6. Gratidão é tudo! Gosto muito de fazer uma listinha de tempos em tempos pra lembrar pelo que eu sou grata, isso sempre me deixa melhor. Adorei o post! <3

    ResponderExcluir
  7. Ahh que post incrível! Sempre tento ser cada vez mais grata. Não sei se você conhece o livro A mágia da Rondha Byrne, tem exercícios diários para aumentar a gratidão, durante 28 dias. É maravilhoso e super ajuda! Já ouvi falar desse potinho da felicidade, mas nunca fiz. Achei a ideia muito legal.
    Instagram @blogbrunavirginia
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas já vi agora online na loja Americanas e já estou pensando em comprar. Muito obrigada pela indicação do livro! <3

      Excluir
  8. Tentei fazer um potinho da felicidade, mas falhei miseravelmente por não lembrar de colocar os papeis lá dentro hahaha, mas realmente nós precisamos agradecer mais pelas coisas que temos, por mais dificil que seja. Tenho pensado muito nisso e quando coloco minha cabeça no travesseiro a última coisa que faço antes de fechar os olhos é agradecer muito <3
    Diário de uma desastrada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes eu também esquecia, mas colocava assim que lembrava. haha Eu também tenho o costume de agradecer antes de dormir e assim que acordo.

      Excluir
  9. As vezes nos não paramos por perceber as coisas que podemos agradecer e ficamos mais concentrados em reclamar pelo que ainda não conseguimos ou coisas que deram errado. Gostei muito do seu texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente é assim mesmo, temos uma mania de sempre focar no que não está dando certo.

      Excluir
  10. Hoje em dia o conceito de gratidão está muito ""banalizado"" e até se tornou motivo de piada. Mas, bom, já é comprovado cientificamente que pessoas que praticam a gratidão tem uma vida mais leve e feliz. Todos os motivos que você citou no post são lindos. Há coisas tão pequenos pelo qual nos esquecemos de ser gratos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente é assim mesmo, mas enquanto alguns zombam, outros estão vivendo suas vidas toda leve e feliz. haha

      Excluir
  11. Ah que post agradável e amável <3 Eu amo esse exercício de gratidão. É difícil passar um dia sem escrever uma listinha com as coisas boas que aconteceram <3 E eu amo essa ideia do potinho da felicidade, isso pode inclusive decorar a casa, com posts bem coloridos dentro, como um arco-íris dentro de um pote <3 hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim! Minha meta era fazer usar uns post-its que tenho guardado há anos, mas tenho dó de usar. haha

      Excluir

Não comente caso não tenha lido a postagem ♡
Perdão pela verificação de palavras, mas já cansei de receber spam. Espero que entendam. ♥