Limpeza Digital | Como simplifiquei minha vida digitalmente

By Jéssica Bertolino - janeiro 21, 2019

Algo que sempre me incomodou muito é o acumulo de coisas digitais, seja arquivos, fotos, aplicativos, seguidores que não servem pra nada, tudo que seja em excesso e que não me acrescenta em nada.

Uns dois meses atrás fiz uma limpa no meu Instagram e muitas pessoas vieram me perguntar o nome do aplicativo, logo vou fazer um post falando sobre esse app. Então, resolvi juntar algumas dicas para poder um fazer post para todos fazerem uma limpeza digital bacanuda.



Parei de seguir pessoas que não me acrescentavam em nada

Eu sei que geralmente seguimos pessoas nos quais gostaríamos de ter uma vida igual ou no mínimo parecida e as vezes isso acaba nos gerando uma grande frustração, já que cada um tem a sua própria luz e somos diferentes, mas a grama do vizinho sempre parece melhor que a nossa, né? 

Não vou dizer que é algo fácil de se fazer, até porque nesse mundo digital temos uma mania de nos apegar na vida dos outros, queremos saber onde ele passou o ano novo, o que fez no final de semana e é aí que entra a frustração, o pensamento do porque fulano tem aquilo e nós não. Isso conta para o Facebook também, tem tantas pessoas que temos como amizade que simplesmente estão ali só pra números, mas que não acrescentam em nada na nossa vida.

Sabe aquele dia que você está no tédio? Ligue o computador vai em "amigos" no Facebook e vai excluindo sem dó. No Instagram a mesma coisa, entra nas pessoas que você segue e faz o mesmo esquema. No dia a dia aconselho a fazer isso quando estiver olhando a timeline, geralmente aparece alguém que você não sabe o motivo de estar seguindo ou de ter como amigo, aí é só excluir.

Aliás, não tem nada de mal seguir as pessoas pra se inspirar, ok? Mas temos que saber quem nos faz mal e quem nos faz bem.

Desinstalei aplicativos que não usava

Ultimamente não tenho muitos aplicativos, pois prefiro deixar a memoria do celular para as fotos. Mas as vezes dá a louca e saio instalando milhões de aplicativos em um dia, alguns acabo desinstalando, outros deixo pois acho que um dia irei precisar. Temos essa mania de guardar as coisas achando que um dia iremos precisar, né? 
Dei uma limpada por completo no meu celular, desinstalei alguns aplicativos de fotografias e jogos que não utilizava mais. O iOS tem aquela opção de excluir automaticamente aplicativos que você não utiliza, eu não ativo pois tem alguns que não uso com frequência mas que são importantes, como o Uber, porém é uma opção para deixar o celular sem aplicativos inúteis. 

Organizei meu computador

Geralmente baixo várias coisas simplesmente para nada: fotinhas bonitas que achei na internet, freebies que nunca uso mas que acho que vai ser útil deixar no computador e várias outras coisas. Confesso que limpar o computador e todas as outras coisas é uma tarefa meio chata, principalmente se for a primeira vez que você for fazer isso, mas vale super a pena. As pastas ficam organizadas e tudo flui bem melhor.

Apaguei milhares de fotos inúteis

Eu tenho que confessar que ainda preciso excluir muito mais, tenho muitas fotos que nunca irei usar na minha vida. São tantas fotos que acaba rolando uma preguicinha, mas quando você vê na lixeira tantas coisas inúteis dá um alivio, uma sensação de dever cumprido. 
Não precisa sair apagando todas as fotos, até porque é tão gostoso recordar certos momentos, mas eu particularmente tenho mil fotos do mesmo dia somente com posições ou ângulos diferentes. Onde eu irei usar isso? Em lugar nenhum! Então é só excluir a maioria e deixar uma para você relembrar do momento.

Limpar o e-mail

Algo que sei que pouquíssimas pessoas fazem é limpar a caixa de entrada dos emails. Eu amo fazer isso! Tenho 3 contas, então preciso fazer uma limpa senão acabo me perdendo na vida. É simples, só você sinalizar os emails importantes e depois apagar os que sobraram. Não se esqueça de limpar a caixa de spam, a lixeira e todas as coisas inutilizáveis.
Fazer uma pastinha para separar tudo é bem importante também, assim você não fica perdido na hora de procurar algo importante.

Essas são algumas das coisas que faço pelo menos 1 vez por semana para manter tudo em ordem, tanto minha sanidade mental como as coisas digitais. Vocês já fizeram uma limpeza digital? Se sentiram mais leve? 

  • Share:

You Might Also Like

30 comentários

  1. Oi Jéssica, tudo? Adorei o seu post! Vim lá do grupo Daydream <3
    Eu ando precisando fazer um detox nas redes sociais também, tem tanta gente lá que não acrescenta em nada e que dependendo do que posta, só faz eu me sentir pra baixo. Eu fiz uma limpeza no meu note em outubro do ano passado, apaguei tudo o que era desnecessário, arrumei as pastas do blog, do canal, da faculdade, das fotos e adivinha? Já ta tudo lotado de novo com coisa que nem é útil rsrs Logo logo preciso de outra limpa.
    Beijão

    www.itskimby.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Kim. ♥
      Te entendo, eu também vivo limpando tudo e depois de dois dias já está lotado, mas o negocio é não deixar a preguiça ganhar e sempre limpar tudo.

      Excluir
  2. Fiz até um post lá no blog sobre deixar de seguir pessoas no Insta que não lhe acrescentam mais em nada. Faço isso de vez em quando e sempre me sinto com um feed renovado. Adoro uma limpeza digital! Destralhar minhas pastas no pc e limpar o email são as melhores coisas <3
    Adorei o post, beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Toda fez que faço a limpa no insta fico olhando as fotos no feed, parece que tudo fica mais leve. haha

      Excluir
  3. QUERO SABER SOBRE O APP LOGO hahah
    Vivo fazendo isso tbm (não sou a única, ainda bem), às vezes tô passando pela timeline do instagram e fico "Whaaaat? Quem é essa pessoa mesmo?" dai vou lá e excluo. E sobre os e-mails eu tenho um toque real sobre ele, não consigo relaxar enquanto não tiver TUDO limpo aff. Enfim, todos nós precisamos dar uma limpada de vez em quando.
    https://entrenospicio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calmaaa, ainda irei fazer o post. haha

      Eu também, geralmente sigo vários igs por causa de sorteios. haha Precisamos mesmo!

      Excluir
  4. ah isso é mesmo mt importante, de tempos em tempos faço uma limpeza como essa e ajuda mt na organização do dia a dia

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajuda e muito, né, Livia? Limpeza em todas as áreas da nossa vida é mega importante.

      Excluir
  5. Eu sigo muita gente no Instagram, mas no geral são pessoas que eu me inspiro ou que falam sobre assuntos dos quais eu me identifico. Porém, eu faço uma limpa antes mesmo de seguir alguém, antes de apertar o botão de "seguir" eu me pergunto por quê e se vai me agregar algo, se sim eu sigo, se não, saio do perfil.
    Quanto ao meu computador apenas eu o uso, nem meu marido meche, então ele está sempre organizado, haha. É como o meu e-mail, eu abro ele todos os dias, então a caixa de spam está sempre vazia e os e-mails inúteis eu apago, assim como eu também fixo alguns e-mails e divido outros em pastas. E em relação a fotos e aplicativos no celular, eu faço essa limpa pelo menos uma vez por mês.
    Seu post é ótimo, sério! Essa limpeza é muito importante, pois nos ajuda a se organizar e filtrar apenas as informações importantes na nossa vida digital.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você parece tão organizada que deu até uma sensação gostosinha ao ler esse comentário. ♥ haha

      Excluir
  6. Oi
    Eu costumo fazer limpeza digital sempre. O lance com os amigos do Facebook faço de um jeito estranho. Eu espero vir o aviso de aniversário do dia, ai eu vejo se conheço a pessoa ou não. Se não conheço, desfaço amizade.
    Meu e-mail recebe uma faxina todo início de semestre, assim como notebook e celular. No cel, tenho somente os app que uso sempre, e nem foto deixo por lá, mando tudo pro not e vou organizando e compactando, se for me servir, claro.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caracaaa, eu não tinha pensado em fazer isso, vou aderir.
      Eu ainda tenho a mania de deixar as fotos no celular, mas em compensação aplicativos só deixo os que uso mesmo.

      Excluir
  7. Que post maravilhoso! Eu sempre tento fazer essas limpezas, seja com e-mails desnecessários, conversas acumuladas, fotos na galeria... no computador eu ainda falto um pouquinho porque não mexo todos os dias, mas no celular é quase diário. Fico agoniada com tanto coisa acumulada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! ♥
      Te entendo, dá uma agonia, né? Quando você faz uma limpeza, parece que tudo flui bem melhor.

      Excluir
  8. Ah isso faz diferença mesmo! to tentando organizar essas coisas também, já comecei pelas pastas com as minhas fotos e também separando fotos de inspiração em pastas no pinterest, para achar mais fácil. Sobre os apps a gente tem mania de baixar para testar e acaba deixando mesmo sem usar né
    Adorei o post!
    Instagram @blogbrunavirginia
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz muita diferença. ♥ Pinterest é um ótimo lugar para deixar tudo organizadinho.

      Excluir
  9. Limpezas são sempre necessárias, acumular lixo (de qualquer forma) não é bom pra mente. Caso do Instagram, também fiz isso é foi a melhor coisa!

    ResponderExcluir
  10. Oi Jéssica, tudo bem?
    Eu mantenho meu e-mail, meu drive e meu celular sempre bem organizadinhos. O único dos três que faço por não ter opção é o celular, que não tem mais muito espaço pra aplicativos e outras coisas que não sejam totalmente importantes.
    Abraços,
    Gislaine | Literalize-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou bem. ♥
      O bom de ter celular com pouca memória é isso, você é obrigada a organizar. haha

      Excluir
  11. Jess, estou muito orgulhosa de vc, mesmo! Confesso que algumas dessas coisas eu tenho o hábito de fazer (como excluir a galera que não me acrescenta em nada), sempre olho o cel para desinstalar o que não me serve, apago aquelas inúmeras fotos de bom dia do wpp, tento manter o e-mail organizado... mas o notebook, pelojesusdocéu eu nunca consigo. tenho mil pastas e mil coisas espalhadas e amontoadas... só de pensar já me deixou cansada kkkk
    Quero saber desse app para o insta! Detesto números vazios... hoje me importa muito mais um comentário sincero do que likes e curtidas vazias.
    Parabéns pelo post
    Bjoks,
    www.falafox.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awwn, muito obrigda, Lu. ♥ Te entendo, a pior coisa para organizar é o notebook, pois geralmente jogamos tudo nele. haha Mas vai limpando aos poucos, cada dia limpa uma pasta e uma hora tudo fica melhor. haha
      Prometo que nesse mês de Fevereiro o post do app vai sair. ♥

      Excluir
  12. Tudo o que é excesso, não faz bem! Se é algo que não te acrescenta em nada, pra que ter, né? Eu costumo fazer também, inclusive no instagram. Removo vários seguidores que também não interagem ou algo do tipo. Queria fazer isso também na galeria do meu celular, mas fico com medo de um dia precisar de algo que exclui lá, sabe? Aí não consegui ainda haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, se não acrescenta em nada, não tem necessidade alguma em ter. É normal, fotos são os mais difícil de excluir, pois sempre achamos que vamos precisar. haha

      Excluir
  13. Oii! Fazer essa limpa é a melhor coisa! Eu faço tudo isso todos os meses (limpar o email, excluir fotos, filtrar aplicativos), e dá um alívio no coração <3 além do mais, tudo fica mais fácil e rápido de ser encontrado.

    ResponderExcluir
  14. adorei seu post! eu não costumo fazer detox de redes sociais mas vou aderir também!
    https://mhaazitasz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. OMG, preciso muito colocar essas dicas em prática. No geral eu tento fazer isso no dia-a-dia como vai dando, mas nunca fica completo. Continuo seguindo muita gente que não me é relevante mais, tenho app que não uso e meus e-mails, vc nem imagina! Vou tirar um tempo no feriado pra isso!
    Valeu pelas dicas!
    Beijos
    Tamara
    tamaravilhosamente.com

    ResponderExcluir

Não comente caso não tenha lido a postagem ♡
Perdão pela verificação de palavras, mas já cansei de receber spam. Espero que entendam. ♥